sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Dica de Livro Infantil " Pode Levar"

 


Ei, vocês conhecem o livro

?

Essa história começa com o seu Retalho e sua macieira carregada de maçãs, a vontade de dividir esse excesso com seus vizinhos e então...
um bilhete que causa a maior confusão!

O importante agora é dividir com vocês aquilo que o Retalho e todos os personagens aprendem muito bem depois de tudo resolvido:

maçã + maçã = bolo de maçã!

Vamos colocar a mão na massa?
O tal bolo de maçã do seu Retalho
PODE LEVAR!
Lorenz Pauli, ilustrações Miriam Zedelius

O simpático seu Retalho escreve em um pedaço de papel: pode levar! O pequeno bilhete causa a maior confusão! Pois com equívocos se chega longe. Bem mais longe do que se pode imaginar. Isso é ótimo, pois o mundo é redondo e bonito como uma maçã. Uma história para sentir, rir e que – sem esquecer de pagar – a gente pode levar!


32 páginas
a partir de 7 anos [Leitor iniciante], leitura compartilhada a partir de 3
21 x 29,5 cm, ISBN: 978-85-7848-125-4
2013 [1ª edição]
A Fafá também adora essa história!
Vamos assistir?

Vem cá, espie por dentro


fonte: www.editorabiruta.com.br
*Editora Biruta Ltda*
*Editora Gaivota Ltda"

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Livros indicados pelos professores para o 8º ano:


Olá pessoal! 

Esta é da  Professora Thaiane : 

 


O diário de Anne Frank




Lembrando que temos aqui no blog, em postagens anteriores, vários endereços de bibliotecas virtuais para você  ler os livros indicados.

Aproveitem essa dica, e boa leitura!

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Livros indicados pelos professores

Olá!

A partir de hoje vamos começar a postar sugestões de livros para alguns anos do Ensino Fundamental e Médio, que os professores de Língua Portuguesa estão nos enviando.

Lembrando que temos aqui no blog, em postagens anteriores, vários endereços de bibliotecas virtuais para você  ler os livros indicados.

Aproveitem as dicas, e boa leitura!


     9º ano: Professora Gabriela


 Brincadeira mortal - Pedro Bandeira







 O grande desafio - Pedro Bandeira







Suzana e o mundo do dinheiro  - Wim Dierckxsens





 


OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

 


Aqui está a apostila:

 

 Clique aqui


 

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

10 de agosto – Nascimento de Jorge Amado

 



10 de agosto – Nascimento de Jorge Amado 
Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 1912, um sábado, em Itabuna, no sul do estado da Bahia, a cerca de 426 quilômetros da capital, Salvador. Mudou-se com a família para Ilhéus, onde passaria a infância e teria contato com vivências que marcariam intensamente a sua vida e a literatura, como o mar e o cacau.

Iniciou na escrita profissional aos catorze anos como repórter nos jornais O ImparcialO Jornal e Diário da Bahia. Na década de 1930 foi estudar direito na Faculdade Nacional de Direito no Rio de Janeiro e conheceu intelectuais como Gilberto Freyre, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, entre outros.

Estreou na literatura com O país do carnaval (1931), durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945), foi censurado e preso por causa de sua militância política, e eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1945, ano de seu casamento com Zélia Gattai.

Em 1947, o PCB foi caçado e seus militantes perseguidos e presos. Jorge Amado então teve que se exilar com a família na França e na Tchecoslováquia. De volta ao Brasil, afastou-se da militância e dedicou-se inteiramente à literatura. Foi eleito, em 6 de abril de 1961, para a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Autor de clássicos da literatura brasileira como Capitães da AreiaGabriela, Cravo e CanelaTieta do AgresteTenda dos Milagres, entre outros, sua obra foi adaptada para cinema, teatro e televisão. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas e publicados no Brasil pelo Grupo Companhia das Letras desde 2008.

A obra amadiana foi agraciada com prêmios nacionais e internacionais, entre os quais destacam-se os prêmios Jabuti (1959, 1995) e Camões (1995). Recebeu títulos honorários das ordens da Venezuela, França, Espanha, Portugal, Chile e Argentina; além dos títulos de doutor honoris causa de universidades do Brasil, Itália, França, Portugal e Israel.

Jorge Amado morreu no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, no domingo, 6 de agosto de 2001. Foi cremado segundo o seu desejo, e suas cinzas enterradas ao pé de uma mangueira no jardim de sua casa, no mesmo dia em que completaria 89 anos.

A literatura de Jorge Amado possui grande valor e importância para a educação. A cultura do cacau, a amálgama de crenças e o sincretismo religioso, os terreiros de Candomblé, a desigualdade social e a vivacidade dos excluídos estampada nas ruas de Salvador, as fortes mulheres protagonistas, a miscigenação e o racismo são algumas das peças-chave que compõem seus livros, caracterizados por uma intensa identificação do povo brasileiro com a riqueza cultural brasileira, com a denúncia social e a representação regional. Atualmente, oferecemos vários materiais de apoio relacionados ao universo de Jorge Amado na nossa 
Sala do Professor. A seguir, apresentamos nossas sugestões de obras do autor para os diversos segmentos escolares:
Caderno de Leituras 1 | O universo de Jorge Amado
Caderno de Leituras 2 | A literatura de Jorge Amado
EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS
ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS / ENSINO MÉDIO
ENSINO MÉDIO
Para conhecer nossos projetos ou acessar mais de nosso conteúdo:

Escreva-nos através do e-mail professores@companhiadasletras.com.br
 
Visite a Sala do Professor, nosso site voltado aos profissionais da educação
Fonte:companhiadasletras.com.br

O que é um clássico? Entenda como algo se torna atemporal.

O que Chanel tem a ver com Beethoven? All-Star com Shakespeare? E Beatles com Hitchcock? Todos eles tornaram-se o que chamamos de "clás...