“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.”
RUBEM ALVES
Blog da biblioteca da E.E. Antônio Carlos, tem o objetivo de postar sugestões de livros, videos e materiais que possam auxiliar nos estudos e na superação da fase do distanciamento social com a ajuda da literatura.
- Cláudio Manuel da Costa
Autores sugeridos, dentre outros: Camões, Cláudio Manuel da Costa,
Bocage, Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga.
CAMÕES:
Suas obras de maior destaque são:
Os Lusíadas:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do
Os representantes da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concederam nesta quinta-feira, 8, uma coletiva de imprensa on-line para apresentar e sanar dúvidas sobre o edital do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2021). Na entrevista foram destacados as medidas de biossegurança a serem adotadas pela instituição para a realização das provas e a importância de os candidatos ficarem atentos às informações disponibilizadas no edital e nos canais da UFJF. As inscrições serão abertas na próxima terça-feira, 13.
Realização das provas
Em virtude da pandemia do novo coronavírus as provas dos módulos I, II e III, que nas edições dos anos anteriores eram aplicadas nas mesmas datas no Pism 2021 foram fracionadas. Para os candidatos dos Pism II e III, as provas serão no dias 27 e 28 de fevereiro e para os do Pism I nos dias 13 e 14 de março. As cidades onde haverá provas estão mantidas: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda (RJ) e Petrópolis (RJ).
Segundo a Pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, a realização das provas foi divida em dois finais de semana a fim de evitar aglomeração. “Fizemos uma estimativa, com base nas edições dos anos anteriores, que mostrou que os números de candidatos do Pism II e III somados equivalem, mais ou menos, à metade dos candidatos do Pism I. Então, fracionamos as datas para a realização das provas, a fim de evitar o fluxos de todos os candidatos na mesma data.”
O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, destaca o esforço da UFJF para realizar o Pism da maneira mais segura possível. “A Universidade está tendo o maior zelo em relação a esta situação específica. É um processo desafiador que deve envolver mais de 40 mil pessoas entre candidatos e trabalhadores.”
Medidas de Segurança
A UFJF tem realizado um estudo detalhado considerando os protocolos de biossegurança já produzidos, principalmente, os publicados pelo MEC, e os estabelecidos pela Comissão de Biossegurança e Saúde própria e aprovados pelo Conselho Superior (Consu). Os documentos servirão de referência para que a distribuição dos candidatos nos locais de prova.
A instituição tem feito uma busca de novos espaços para a realização das provas na cidade com o objetivo de ampliar a distribuição dos candidatos e melhorar a logística de circulação pela cidade. A ocupação das salas não será a mesma das edições anteriores. “Todos os protocolos de biossegurança relacionados à Covid-19 serão seguidos, inclusive a distribuição de candidatos por sala de aula. Pedimos que os candidatos, pais e responsáveis também evitem aglomerar os entornos do locais de realização das provas”, explica Amorim.
Cotas
O candidato ao Pism III deve estar atento ao grupo de reserva de vagas pelo qual que ele pretende acessar. Há cotas destinadas a pessoas pretas, pardas e indígenas, pessoas com deficiência e para aquelas com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, cada um com suas especificidades.
“A UFJF tem tido muito cuidado no acesso daquelas pessoas que realmente têm o direito àquele grupo. Temos feito as comissões de heteroidentificação exatamente para validar a autodeclaração da pessoa. É um cuidado que a instituição de manter uma política de ações afirmativas que realmente seja efetiva. Temos percebido que, muitas vezes, os candidatos se confundem entre o que é doença e o que é deficiência e tentam a vaga por esse grupo. Mas acabam não ingressando porque não estão abarcadas na legislação”, explica Maria Carmem, ressaltando a necessidade de atenção.
Pedido de isenções
Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos, pois o prazo é de seis dias: das 15h de 13 de outubro às 15h do dia 18 do mesmo mês. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.
É importante ressaltar que caso o candidato tenha o pedido de isenção negado, ele deverá realizar o pagamento da taxa, antes do final do prazo, para conseguir efetivar a inscrição.
As informações, datas, prazos e procedimentos para realização do Pism 2021 estão disponíveis no edital.
Provas dos Módulos II e III: 27 e 28 de fevereiro de 2021
Provas do Módulo I: 13 e 14 de março de 2021
A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) divulgou nesta quarta, 7, o edital para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2021) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao todo, são oferecidas 2.303 vagas em 76 cursos de graduação dos dois campi. As inscrições para os módulos I (triênio 2020-2022), II (triênio 2019-2021) e III (triênio 2018-2020) devem ser feitas das 15h do dia 13 de outubro às 18 horas do dia 3 de novembro de 2020, exclusivamente on-line, na Área do Candidato.
Para o campus de Juiz de Fora são oferecidas 1.903 vagas em 66 cursos. No campus de Governador Valadares há 400 vagas em dez cursos. As provas serão realizadas nos dias 27 e 28 de fevereiro pelos candidatos dos módulos II e III, e nos dias 13 e 14 março pelos candidatos do módulo I. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.
Para se inscrever, o candidato deve acessar a Área do Candidato, realizar a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até às 18h do dia 4 de novembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil.
Inscrição somente on-line
Como nos dois últimos anos, para o Pism 2021, todo o processo de inscrição será feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. O formulário de inscrição eletrônico possibilitará o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.
Isenção da taxa de inscrição
Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos, pois o prazo é de seis dias: das 15h de 13 de outubro às 15h do dia 18 do mesmo mês. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.
Atendimento especial
Os candidatos que necessitarem de atendimento especial para realizar as provas também deverão fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem tal necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.
Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivo religioso, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado da comunidade religiosa. O prazo para solicitação do atendimento especial é das 15h do dia 13 de outubro às 18h do dia 3 de novembro.
Comprovante definitivo de inscrição
O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 9 de fevereiro de 2021. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.
Cuidados especiais
Em virtude da pandemia do novo coronavírus, novas orientações para realização das provas foram acrescidas no edital. Será obrigatório o uso de máscara facial que cubra completamente a boca e o nariz durante toda a realização das provas. A exigência visa a cumprir os protocolos de biossegurança da UFJF. A Universidade não fornecerá máscaras aos candidatos.
Durante a identificação, os candidatos deverão higienizar suas mãos com álcool gel próprio, desde que esteja em recipiente transparente e sem rótulo, ou fornecido pelo aplicador de provas.
Todas as outras exigência e obrigações para a realização das provas estão presentes no edital.
Habilidade específica
Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica em datas ainda a ser informadas pela Copese em edital complementar.
Resultados
As notas das provas do Módulo III do Pism serão divulgadas no dia 7 de abril de 2021. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 15 de abril de 2021. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 8 de junho de 2021, sendo o resultado final publicado em 17 de junho de 2021.
Olá, todo semana teremos uma atividade de estimulação cognitiva. Isto porque devemos exercitar o corpo e a mente. Este material foi desenvolvido pelo "Espaço Bem Estar". É uma distribuição gratuita para todos nós que estamos em quarentena. Vamos ao primeiro desafio desta semana.
LANÇAMENTO NA INTERNET DA WDL, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL
Já está disponível na Internet, através do site www.wdl.org
Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.
Tem, sobretudo, caráter patrimonial" , antecipou em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projeto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições. A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser "com valor de patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas".
Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.
Embora seja apresentado oficialmente na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet, através do sítio:
www.wdl.org
O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela Web , sem necessidade de se registrarem..
Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.
Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cômoda e minuciosa.
Entre as jóias que contem no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de La Fontaine , o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A .C.
Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos.
Neste ano nossa semana das crianças será diferente e contamos com cada família para que a comemoração pelo dia das crianças seja especial, mesmo a distância! Será uma semana para aproveitar em casa, com a família! Segue a programação elaborada com carinho pela equipe da escola!
Contos
A volta do marido pródigo (Traços biográficos de Lalino Salãthiel): releitura da passagem bíblica do filho pródigo, Lalino Salãthiel abandona sua mulher e vai ao Rio de Janeiro em busca de aventuras. Ao voltar à sua cidade e encontrar a ex-esposa casada com outro, Laio (como era mais conhecido) usa de sua malandragem para recuperar a companheira.
Conversa de bois: Com tom de fábula, os bois são os responsáveis pelos diálogos reflexivos e ações determinantes deste conto. Ao refletirem sobre a vida dos personagens da história, os animais tomam uma decisão.
Além dos contos acima, Sagarana traz O burrinho pedrês, Sarapalha, Duelo, Minha gente, São Marcos, Corpo fechado, A hora e a vez de Augusto Matraga.
Aqui terminamos a série de recomendações enviada pela professora Talita. Esperamos que tenham gostado!
O que Chanel tem a ver com Beethoven? All-Star com Shakespeare? E Beatles com Hitchcock? Todos eles tornaram-se o que chamamos de "clás...