sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Livros para se preparar para o ENEM


Sugestões da professora  de português Talita.

 

 Esta é a primeira de 10 publicações. Aproveitem, e boa leitura!

 Obras cobradas nos Vestibulares e no Enem são uma boa fonte de leitura para o período em que estamos vivendo e nas férias.

Aproveitar o tempo livre para ler os livros que caem no Vestibular e Enem é conciliar estudo e diversão.


Vai fazer o Enem ou vestibulares e pretende usar seu tempo livre e férias escolares para colocar os estudos em dia? Nada melhor do que juntar o útil ao agradável, não é mesmo? Ler diverte, agrega conhecimento e amplia o vocabulário, por isso, uma boa opção é a leitura de livros que são cobrados nas provas. 

Fique por dentro de obras recorrentes no Enem e em Vestibulares e saia na frente dos seus concorrentes!

Contos de Machado de Assis

Machado de Assis é peça recorrente nas provas de Vestibulares e do Enem. Apesar de ser muito conhecido por seus romances, seus contos também são importantes para conhecer mais a escrita deste gênio da literatura. Existem alguns livros com vários de seus contos.

“A Cartomante”, por exemplo, é um conto machadiano bastante conhecido. Originalmente foi publicado no jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro (1884) e depois se juntou a outros contos no livro “Várias Histórias”, em 1896. 

A trama envolve um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo. Inquieta com o relacionamento extraconjugal, Rita procura uma cartomante, mesma ação que seu amante (Camilo) toma após receber cartas anônimas com ameaças sobre a traição. Machado faz uma crítica social em seu texto e prepara um desfecho para refletir. 

Já em “Missa do Galo”, o personagem principal, Nogueira, relembra uma conversa longa que teve com uma mulher mais velha na véspera de Natal. Com tom confessional, o leitor acompanha os relatos do narrador sobre a noite em questão e pode se questionar o que realmente houve naquela casa durante a Missa do Galo. Machado retrata neste conto o casamento de conveniência e a vida de aparências. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é um clássico? Entenda como algo se torna atemporal.

O que Chanel tem a ver com Beethoven? All-Star com Shakespeare? E Beatles com Hitchcock? Todos eles tornaram-se o que chamamos de "clás...