quinta-feira, 15 de julho de 2021

Os 10 melhores livros de Agatha Christie segundo seus fãs

 

                Ágatha Christie


Luise Spieweck Fialho | Redatora
Luise Fialho

Nascida em 15 de setembro de 1890, no Reino Unido, Agatha Christie escreveu mais de 60 romances de mistério e mais de uma dezena de coletâneas de contos, além de alguns outros livros não policiais (entre eles, sua autobiografia, publicada postumamente em 1977). Em 2015, o site oficial da Rainha do Crime se propôs a descobrir quais são os melhores livros de Agatha Christie. Para isso, realizou uma pesquisa mundial com os fãs da autora, que poderiam escolher seus livros favoritos dentre todos os trabalhos produzidos por ela.

Após receber mais de 15 mil votos de leitores de mais de 100 países, os 10 livros mais votados foram os seguintes:


#10 – Cai o pano – O último caso de Poirot (1975)

O décimo lugar da lista ficou para Cai o pano, um dos últimos livros publicados por Agatha Christie e também o último caso de Hercule Poirot, seu detetive mais famoso. No livro, Poirot, já com idade avançada, retorna em busca de um assassino à mansão Styles, o mesmo local do primeiro caso que resolvido por ele. Esse caso está descrito em O misterioso caso de Styles (1920), o primeiro romance de Agatha Christie.



Livro "Os cinco porquinhos", de Agatha Christie
Livro “Os cinco porquinhos”

#9 – Os cinco porquinhos (1942)

O crime de Os cinco porquinhos, a morte do famoso pintor Amyas Crale,aconteceu 16 anos antes da investigação feita por Poirot e narrada no livro. No centro da trama estão o triângulo amoroso vivido pelo pintor e as tensões geradas por ele. Essa obra dá destaque especial ao aspecto psicológico dos personagens se comparada às outras da autora, sendo a segundo parte do livro composta de capítulos contados em primeira pessoa por diferentes narradores.




#8 – Morte na praia (1941)

Em Morte na praia, Hercule Poirot é obrigado a interromper suas férias de verão quando um assassinato acontece. Para descobrir quem é o assassino, o leitor é guiado junto a Poirot por uma análise dos álibis e motivos que cada um dos personagens da trama teria para matar.



#7 – Testemunha ocular do crime (1957)

Viajando na primeira classe de um trem que parte de Londres, Elspeth McGillicuddy observa tranquilamente a paisagem até o momento em que testemunha um crime: ela vislumbra um estrangulamento pela janela do trem que cruza com o seu seguindo na direção contrária. Após o ocorrido, nenhum cadáver é encontrado e ninguém acredita na história a não ser Miss Marple, a simpática e célebre senhora que se propõe a investigar o caso.


#6 – Convite para um homicídio (1950)

A história começa quando um anúncio no jornal convida os habitantes de um pequeno vilarejo inglês para presenciarem um homicídio na casa de Letty Blacklock. Pensando tratar-se apenas de um brincadeira, os vizinhos comparecem ao local sem imaginar que o anúncio acabaria se concretizando. Esse é mais um caso investigado por Miss Marple que, para ajudar a polícia a resolver o crime, precisará desconfiar de todos os presentes.



Livro "Os crimes ABC", de Agatha Christie
Livro “Os crimes ABC”

#5 – Os crimes ABC (1936)

Nessa trama, um assassino misterioso que se identifica apenas como “ABC” desafia Poirot ao enviar cartas que informam o detetive sobre os próximos assassinatos que ele irá cometer. Aparentemente aleatórios, os crimes seguem apenas uma regra: são executados seguindo a ordem alfabética dos nomes das vítimas e das cidades onde acontecem.




#4 – Morte no Nilo (1937)

Em Morte no Nilo, Poirot precisa desvendar, durante uma viagem de férias, o assassinato da jovem herdeira Linnet Ridgeway, que viajava em lua de mel a bordo de um cruzeiro pelo rio Nilo. Conforme a trama se desenrola, os interesses de terceiros na fortuna e na infelicidade de Linnet ficam mais evidentes, e o quebra-cabeças, cada vez mais complexo.



Livro "O assassinato de Roger Ackroyd", de Agatha Christie
Livro “O assassinato de Roger Ackroyd”

#3 – O assassinato de Roger Ackroyd (1926)

Com 8% dos votos totais registrados na pesquisa, O assassinato de Roger Ackroyd entrou no pódio de melhores romances da Rainha do Crime, conquistando a terceira posição. Quando o personagem que dá título ao livro é encontrado morto em sua própria casa, o já aposentado detetive Hercule Poirot entra em cena para buscar uma possível ligação entre esse e outros dois crimes. Narrado em primeira pessoa pelo Dr. Sheppard, o médico da cidade, o livro é um dos mais engenhosos já escritos por Agatha Christie.




#2 – Assassinato no Expresso do Oriente (1934)

Com 16% dos votos, Assassinato no Expresso do Oriente ficou com o segundo lugar entre os livros de Agatha Christie mais amados pelos leitores. A história é ambientada em um luxuoso trem que é forçado a parar no meio do trajeto por conta de uma forte nevasca. No meio da madrugada, um homem é assassinado e o detetive Poirot precisa descobrir qual dos passageiros é responsável pelo ato. O livro ganhará uma adaptação para os cinemas que estreia ainda em 2017.


Livro "E não sobrou nenhum", de Agatha Christie
Livro “E não sobrou nenhum”

#1 – E não sobrou nenhum (1939)

Com 21% dos votos, E não sobrou nenhum foi eleito pelos fãs de Agatha Christie o melhor de seus livros. E não é para menos: se trata do romance policial mais vendido de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias comercializadas no mundo inteiro. Na trama, dez suspeitos encontram-se isolados em uma ilha onde assassinatos são cometidos em sequência e seguindo os versos de uma canção infantil. A história não apresenta nenhum detetive para solucionar o caso. O livro, um enorme sucesso, já ganhou adaptações para a TV, o cinema e o teatro.




Fonte:https://www.taglivros.com/blog/os-10-melhores-livros-de-agatha-christie-segundo-seus-fas/?utm_source=facebook&utm_medium=cpi&utm_campaign=visconteudo_litafricana_blog_agatha&fbclid=PAAaZmkgTU9IQcx0-ZZJOjGrRzmP9ngj6ZzFvIbNGQqLFVp11CrbqtTo4nDLY


PROJETO LÊ PRA MIM ?

Jonas Ribeiro lê:

 João Procura uma Profissão


PROJETO LÊ PRA MIM ?
13,1 mil inscritos
INSCRITO
Texto de Jonas Ribeiro Ilustrações Joana Basile
Editora Ciranda Cultural Edição Marcelo Aouila Trilha sonora Thereza Tinoco Abertura Toco Jungstedt Agradecimentos www.kfilmes.net Produção Sônia de Paula e Marcelo Aouila Realização Somar Ideias



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=QBjozlMrGpE

terça-feira, 13 de julho de 2021

Prazo de inscrição para o Enem 2021 termina na próxima quarta-feira (14/7)

 

Para fazer o cadastro, todos os interessados precisam ter cadastro no portal do Governo Federal




Atenção, estudantes! O prazo de inscrição para a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina na próxima quarta-feira (14/7). O exame é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni); conseguir o Financiamento Estudantil (Fies), entre outros.

Para fazer a inscrição, todos os interessados precisam ter cadastro no portal do Governo Federal — acesso.gov.br — e criar login único e senha. Quem já está cadastrado terá acesso, no período de inscrição, à Página do Participante. Caso a pessoa não lembre a senha, é possível recuperá-la no aplicativo Meu gov.br, em bancos credenciados, Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou mensagem de texto (SMS). O interessado deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.

No momento da inscrição, o participante deverá escolher qual modalidade de prova deseja realizar (impressa ou digital). Estão disponíveis 101.100 vagas para a modalidade digital do exame. Vale ressaltar que o Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo em 2021. Dessa forma, os chamados “treineiros” — participantes que se inscrevem no exame para fins de autoavaliação do conhecimento — devem fazer inscrição para o Enem impresso.

Atendimento Especializado

Os interessados em fazer o Enem 2021 que precisam de atendimento especializado devem realizar a solicitação no momento da inscrição e informar as condições que motivam o pedido. O Inep oferece atendimento para os participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais definidos pelo Inep.



Fonte:https://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/11478-prazo-de-inscricao-para-o-enem-2021-termina-na-proxima-quarta-feira-14-7

ProUni 2021/2: inscrições estão abertas

 

MEC está oferecendo mais de 130 mil bolsas de estudo integral e parcial para quem participou do Enem 2020.



O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, 13 de julho, o período de inscrição do Programa Universidade Para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2021. Inscrições são gratuitas e vão até 16 de julho.

Faça a inscrição no ProUni

Podem participar da seleção os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e alcançaram média de pelo menos de 450 pontos e não zeraram a redação.

Além da pontuação do Enem 2020, os interessados também devem estar em uma das condições abaixo:

  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas;
  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio com bolsa integral em colégio particular;
  • Alunos que fizeram o ensino médio parcialmente em escola pública e parte em colégio particular com bolsa integral;
  • Pessoas com Deficiência (PcD);
  • Professores da rede pública de ensino, que estejam em exercício na educação básica e que integrem o quadro permanente da instituição.

Mais: Como usar o Enem no ProUni?

Bolsas

Para o segundo semestre de 2021, o ProUni está oferecendo 134.329 bolsas de estudo em 10.821 cursos de 952 instituições de ensino superior da rede privada. Das bolsas, 69.482 são integrais (100%) e 64.847 são bolsas parciais (50%). Veja quem pode solicitar cada tipo de bolsa:

  • Bolsa Integral (100%): O estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.

  • Bolsa Parcial (50%): O estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa da família, de até 3 salários mínimos.

Para os professores da rede pública de ensino não há a obrigatoriedade de fazer a comprovação da renda.

No ato da inscrição, os candidatos podem selecionar o tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (ampla concorrência ou cotas), curso, turno, instituição de ensino e localidade que desejam concorrer.

Mais: Faça a pesquisa das bolsas disponíveis

Veja também: Cotas no ProUni

A maior oferta de bolsas deste ProUni está nos estados de São Paulo (31.025 bolsas), Minas Gerais (12.564 bolsas) e Goiás (11.638 bolsas). Veja a distribuição completa!




Resultado

A primeira chamada do ProUni 2021/2 será divulgada no dia 20 de julho. Os selecionados devem fazer a comprovação das informações no período de 20 a 28 de julho. Já a segunda chamada está prevista para o dia 3 de agosto, com confirmação das informações até o dia 11 de agosto.

Lista de Espera

Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas chamadas podem manifestar interesse na lista de espera do ProUni nos dias 17 e 18 de agosto. A convocação da lista será feita em 20 de agosto.

Para mais informações acesse o Site do ProUni ou consulte o edital.


Fonte: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/prouni-2021-2-inscricoes-comecam-hoje-13/350473.html


segunda-feira, 12 de julho de 2021

10 profissões que estarão em alta depois da pandemia


 Áreas ligadas a negócios, tecnologia, marketing e comunicação são apostas para o mercado de trabalho


Sensação que o usuário tem ao utilizar site faz parte do trabalho do Designer UX
Crédito da Imagem: Canva


A pandemia de Covid-19 causou mudanças não só nos hábitos de higiene e de convívio social, mas trouxe impacto também para o mercado de trabalho e a forma como a sociedade utiliza produtos e serviços. Algumas carreiras existentes há mais tempo ganharam força, outras profissões que surgiram recentemente têm tudo para crescer. 

Pensando nisso, o Brasil Escola trouxe a lista de 10 profissões que estarão em alta com o fim da pandemia. A relação das carreiras foi feita pela Seo Marketing, confira!

1) Designer UX

O designer UX é o profissional responsável pela sensação de um site ou produto, tendo como trabalho a compreensão das necessidades emocionais e funcionais dos usuários, buscando criar uma experiência digital agradável. 

O designer UX é responsável por fazer testes de usabilidade e consultar os clientes para saber quais são seus objetivos e suas intenções. A profissão estará cada vez mais em alta por causa do aumento da demanda por serviços via aplicativos. 

O profissional para atuar como designer UX pode ser formado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, JornalismoPublicidadeDesign Gráfico ou Inteligência Artificial. 

2) Analista de Sistemas

O analista de sistemas estuda, planeja e executa projetos de sistemas de informação para solucionar problemas encontrados por uma empresa, atuando em conjunto com setores de TI e negócios, por exemplo. 

Entre as funções do analista de sistemas estão a análise de problemas de hardware e software; a manutenção da documentação dos sistemas e a tradução dos requisitos do usuário em especificações técnicas funcionais.

Algumas graduações que formam profissionais aptos a serem analistas de sistemas são Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

3) Desenvolvedores de Software

Os desenvolvedores de software analisam, projetam, executam e realizam a manutenção de sistemas e plataformas digitais e escrevem os códigos para funcionamento dos programas. 

São os profissionais responsáveis por adaptar tecnologicamente o que antes só seria possível de forma manual/presencial, automatizando os processos das empresas. 

Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Técnico em Desenvolvedor Mobile são cursos de formação de grande parte dos desenvolvedores de software. 

4) Gerente de Marketing

O gerente de marketing é um profissional capaz de trabalhar com diferentes setores de uma empresa, aplicando as tendências das diversas áreas do mercado (com base em dados), tendo como finalidade a obtenção de informações que possam ser utilizadas para atrair o público-alvo e fidelizar o cliente. 

O gerente de marketing atua para que processos como vendas, comunicação, TI, operações e relacionamento com o usuário possam funcionar da melhor maneira possível, otimizando os processos. 

Um gerente de marketing pode ser formado em Administração em Marketing, Tecnologia em Marketing, Publicidade e Propaganda e outros cursos de Gestão ou Comunicação.

5) Especialistas em Experiência do Usuário (Customer Success)

Os especialistas em experiência do usuário podem ser encontrados com diferentes denominações, sendo uma das mais comuns "Customer Success". O profissional presta toda a assistência para o cliente na compra de um produto ou contratação de um serviço. 

O crescimento do comércio digital, o e-commerce, tornou tal profissional muito importante para a boa reputação das marcas, já que são os responsáveis por garantir a comunicação eficaz com o cliente, de forma que garanta sua fidelização e satisfação com a empresa. 

customer sucess pode ser formado em graduações da área de Marketing, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Comunicação e suas Habilitações.

6) Gestor de Tráfego

O gestor de tráfego é um profissional fundamental para o marketing digital. O profissional trabalha para que as empresas entendam seus resultados e possam promover a marca e aumentar as vendas. Sua função mais conhecida é o gerenciamento de anúncios na mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads

Cargo ainda recente, é mais comum que os gestores de tráfego sejam profissionais que se formaram em Comunicação Social e suas habilitações, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão da Informação.  

7) Community Manager

O community manager é o profissional que cria e gerencia comunidades ao redor de uma marca ou empresa, promovendo um ambiente de socialização entre seus usuários e fazendo com que o público se sinta parte e se torne fã. 

Um community manager tem como funções: definição de estratégias de conteúdo e marketing, criação de conteúdo para as redes sociais, monitoramento das publicações, manutenção de relacionamento com os seguidores, análise do público-alvo, acompanhamento da concorrência e gerenciamento de crises. 

O profissional pode ter formação em Jornalismo, Comunicação Social e suas habilitações, Mídias Sociais, Marketing, Publicidade e Propaganda, Gestão da Informação (GI). 

8) Analista de Big Data

O analista de Big Data utiliza os dados de um sistema on-line para fazer uma projeção do que pode influenciar os negócios das empresas agora e no futuro. 

A análise de dados faz com que os processos de uma empresa sejam melhorados para que tempo e recursos sejam otimizados, que problemas sejam identificados com antecedência e apontam tendências de consumo dos usuários. 

O analista de Big Data costuma ser formado em Ciência de Dados, Gestão de Big Data, Big Data e Inteligência Analítica. Profissionais de Marketing e Jornalismo com especializações em Big Data/Ciência de Dados também ganham espaço no mercado de trabalho. 

9) Engenheiro Ambiental

O investimento na preservação ambiental, no uso sustentável e racional dos recursos naturais faz com que o engenheiro ambiental seja cada vez mais importante para o mercado de trabalho. 

O engenheiro ambiental cria sistemas e soluções de gestão ambiental, estando apto a trabalhar com a tecnologia em conjunto com o conhecimento sobre ecologia e biologia no meio ambiente. 

O engenheiro desta área é formado em Engenharia Ambiental, um bacharelado que tem uma média de cinco anos de duração.

10) Tradutor Juramentado

tradução juramentada é obrigatória para a obtenção de diversos documentos no exterior. Com isso, nada melhor do que investir na área, já que empresas que buscam negócios com outros países, pessoas que procuram obter dupla cidadania e estudantes que desejam fazer intercâmbio ou um curso superior fora do Brasil sempre buscaram o serviço de um tradutor juramentado. 

Existe a possibilidade de fazer um curso superior em Tradução e Interpretação para trabalhar na área, assim como em outros setores que precisem de tradutores. Também é possível se habilitar cursando Letras e seus diferentes idiomas de habilitação.


Fonte: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/10-profissoes-em-alta-depois-pandemia/350465.html


sexta-feira, 9 de julho de 2021

UFJF (MG) aplica provas da 1ª etapa do Pism 2021 neste fim de semana

 

Universidade espera mais de 14 mil candidatos.

 Seleção será realizada das 13h às 17h30.




A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, aplicará as provas para a 1ª etapa do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021 nestes sábado e domingo, 10 e 11 de julho, das 13h às 17h30.

São esperados mais de 14 mil candidatos para a seleção. As provas serão aplicadas em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Orientações

  • Os candidatos devem usar máscaras que cubram nariz e boca. É preciso higienizar as mãos com álcool gel sempre que necessário e obedecer ao distanciamento social imposto. 
  • Os participantes devem levar documento de identificação com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). 
  • Será permitido levar água e álcool gel em embalagens transparentes. 



Seleção

As provas da primeira etapa do Pism serão compostas por questões objetivas e discursivas sobre conteúdos vistos até o primeiro ano do ensino médio.

Confira a distribuição das questões por disciplina:

A previsão é de que a UFJF divulgue as notas do Pism I e também do II, o qual teve provas em 26 e 27 de junho, em 22 de setembro. A pontuação será acumulada para a etapa posterior da seleção.

Mais informações pelo site da UFJF.


Fonte: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/ufjf-mg-aplica-provas-da-1-etapa-do-pism-2021-neste-fim-de-semana/350453.html


O que é um clássico? Entenda como algo se torna atemporal.

O que Chanel tem a ver com Beethoven? All-Star com Shakespeare? E Beatles com Hitchcock? Todos eles tornaram-se o que chamamos de "clás...