A ação será na sexta-feira (10), às 12h, no Centro da cidade. Saiba mais.
Por G1 Zona da Mata
Na próxima sexta-feira (10), a Farmácia Central da Prefeitura de Juiz de Fora vai promover uma ação, às 12h, de educação em saúde direcionada à população usuário.
No local, que fica na Rua Espírito Santo, 1.064, no Centro da cidade, a iniciativa tem como objetivo reforçar a importância da prevenção ao suicídio, como ação de apoio às atividades por conta do Setembro Amarelo que acontecem no município.
"Nós, da Farmácia Central, como profissionais da saúde, e participando do contexto da Saúde Mental do município, resolvemos abraçar esta causa, pois as pessoas precisam entender que falar é preciso, pedir ajuda não é vergonha", afirmou o farmacêutico Thiago Soares Pires.
Thiago também mencionou que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, as principais vítimas de suicídio no país são homens, e "a nossa cultura machista tende a inibir qualquer manifestação que demonstre fraqueza".
"Atrelado a isso, temos que preparar a sociedade para captar mudanças de comportamentos nas pessoas do convívio, pois agir é preciso”, finalizou.
Ainda de acordo com Thiago, os dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil só perde para os Estados Unidos em número de suicídio, contabilizando 13 mil casos a cada ano. As vítimas, em sua maioria, são homens, negros, com idade entre 10 e 29 anos.
Já o site do Setembro Amarelo informa que 96,8% das pessoas que cometem suicídio apresentam transtornos mentais, dentre eles a depressão e a bipolaridade.
O evento de sexta (10) será realizado seguindo as regras e protocolos para prevenção da Covid-19.
“Iremos desenvolver uma abordagem individual, com distribuição de cartilhas sobre o tema, lembrancinha temática, laço amarelo da campanha e a disponibilização do 'Mural do Sentimento', um cantinho reservado para o cidadão expressar-se de forma livre e sem julgamentos’, explicou o farmacêutico.
Fonte: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2021/09/09/setembro-amarelo-farmacia-central-promove-evento-de-conscientizacao-sobre-suicidio-em-juiz-de-fora.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário