Setembro Amarelo: monumentos são iluminados para marcar ações de conscientização sobre o suicídio em Juiz de Fora
Espaços com o Morro do Cristo e o Paço Municipal foram escolhidos para atrair a atenção da população sobre o tema.
Por G1 Zona da Mata
02/09/2021
Monumentos de Juiz de Fora são iluminados durante o Setembro Amarelo — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora / Divulgação
As ações de prevenção ao suicídio, como parte do movimento nacional Setembro Amarelo, já começaram em Juiz de Fora.
O Morro do Cristo e o Paço Municipal receberam iluminação na cor amarela, com o objetivo de discutir a prevenção ao suicídio e ao adoecimento psíquico.
De acordo com a gerente do Departamento de Saúde Mental da Prefeitura, Rosane Jacques Rodrigues, a prevenção ao suicídio é um compromisso cotidiano e social de todas e todos, compreendendo que o ser humano é impactado diretamente por quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
"Por isso é fundamental a promoção do cuidado, do acolhimento e do acesso de qualidade para todas as pessoas", analisou Rosane.
Ela reforçou que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio.
"No Brasil, o suicídio ocupa o 4º lugar no ranking de causas de mortes entre os mais jovens. Mas falar da prevenção ao suicídio é falar em promoção de vida. Em um momento em que estamos passando por uma crise tanto sanitária, quanto de ameaças aos direitos sociais, observa-se que o adoecimento psíquico aumenta devido às incertezas diárias geradas pelas ameaças à vida.”
Setembro Amarelo
A origem do movimento Setembro Amarelo e todo o trabalho de conscientização contra suicídio começou com a história de um jovem americano de 17 anos, que cometeu suicídio na década de 90.
Nem a família, nem os amigos, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar a própria vida. No funeral dela, os amigos fizeram cartões amarelos com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”.
A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro, foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com a finalidade de que países adotem estratégias de enfrentamento ao assunto. O amarelo foi a cor escolhida para representar essa campanha.
Fonte: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2021/09/02/setembro-amarelo-monumentos-sao-iluminados-para-marcar-acoes-de-conscientizacao-sobre-o-suicidio-em-juiz-de-fora.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário