Livro bom não é sinônimo de livro grande! Para provar, selecionamos alguns livros curtos que você poderá ler em apenas um dia (ou menos) e que são considerados clássicos da literatura clássica, moderna e contemporânea. Confira!
1. Morte em Veneza
Ano: 1912
Nesta sensível e complexa obra do escritor alemão Thomas Mann, o leitor acompanha a história do amor platônico de Gustav von Aschenbach, um consagrado autor literário, pelo jovem Tadzio, de 14 anos, durante as suas férias em Veneza, na Itália.
Muita gente acha que a homossexualidade é o tema central em “Morte em Veneza”, o que está totalmente errado. Esta obra-prima da literatura faz uma análise muito profunda sobre a beleza, os desejos, medos e esperanças das pessoas. Este clássico, que foi adaptado para o cinema em 1971, sob direção de Luchino Visconti, pode ser facilmente “devorado” em apenas um dia!
2. Fahrenheit 451
Autor: Ray Bradbury
Ano: 1953
Com menos de 200 páginas, os amantes de histórias distópicas de ficção científica não podem deixar de ler este livro! Num futuro distante, o pensamento crítico se torna um crime. As pessoas são proibidas de expressar as suas opiniões, que passam a ser consideradas meras características antissociais.
E para aqueles que não conseguem ficar longe da literatura, o pior ainda está por vir: no mundo de Fahrenheit 451 todos os livros são proibidos! Esta extraordinária obra teve uma adaptação cinematográfica em 1966, com direção do icônico François Truffaut!
3. Bonequinha de Luxo
Autor: Truman Capote
Ano: 1958
Breakfast at Tiffany’s (título original em inglês) é uma das novelas mais populares de Capote, um dos mais conceituados escritores e dramaturgos norte-americanos.
Nesta obra, o leitor é apresentado a uma história singela e tocante sobre o mundo do luxo, do sexo e da amizade. Com certeza, uma leitura imperdível e que levará apenas algumas horas do seu dia!
4. Mrs. Dalloway
Autor: Virginia Woolf
Ano: 1925
Este é um dos romances mais famosos de Virginia Woolf e pode ser lido em apenas um dia! A obra narra a história da personagem Clarissa Dalloway, que se prepara para fazer uma grande festa. O modo como Virigina Woolf constrói o texto para que o leitor possa conhecer a protagonista é primordial!
Mrs. Dalloway é considerado um dos 100 melhores livros de todos os tempos, de acordo com vários especialistas em literatura mundial. Se você é um verdadeiro leitor, Mrs. Dalloway é uma leitura obrigatória!
5. Crônica de uma Morte Anunciada
Autor: Gabriel García Márquez
Ano: 1981
Este é um dos romances mais aclamados do colombiano Gabriel García Márquez. Não é o fato de ser uma história curta que vai fazer você ler este livro em menos de um dia, mas o enorme desejo de desvendar os seus mistérios rapidamente!
A construção literária desta obra é uma prova da genialidade de García Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 (um ano após o lançamento deste livro).
6. As Intermitências da Morte
Autor: José Saramago
Ano: 2005
O que aconteceria se a Morte entrasse de greve? Nesta irônica e sarcástica história, Saramago divaga sobre a morte, a vida, o amor e vários outros aspectos que dão “sentido” a existência humana, numa dura crítica à sociedade moderna! Se você está preso naquela escala chata no aeroporto, com certeza as horas passarão mais rápido com este livro!
7. A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Ano: 1945
Uma sátira ferrenha sobre a União Soviética modernista, representada pela figura de diferentes animais que lutam contra os humanos numa fazenda.
É uma das obras mais aclamadas de Orwell e presente na lista dos melhores livros de todos os tempos! Com pouco mais de 200 páginas, a história dos animais que lutam por criar uma “sociedade utópica” é uma excelente metáfora que ajuda a enxergar as fraquezas humanas.
8. O Estrangeiro
Autor: Albert Camus
Ano: 1942
“O Estrangeiro” faz parte do chamado Ciclo dos Absurdos, do romancista francês Albert Camus, composto pelo romance “O Estrangeiro”, o ensaio “O Mito de Sísifo” e a peça teatral “Calígula”. Esta obra de “alma existencialista” pode ser apreciada em apenas algumas horas!
9. A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Ano: 1915
Esta é uma das obras mais conhecidas de Kafka e, com certeza, uma das mais perturbadoras da literatura moderna! “A Metamorfose” é uma pequena novela que narra a história de um caixeiro viajante que acorda metamorfoseado em um inseto repugnante!
Percursor da chamada “ficção absurda”, Kafka levou menos de um mês para escrever “A Metamorfose”, e você levará menos de um dia para apreciar esta leitura.
10. Extraordinário
Autor: Raquel J. Palacio
Ano: 2012
A emocionante história de Auggie não deixará você largar este livro até terminar de ler a última linha! “Extraordinário” é um sucesso da literatura infanto juvenil contemporânea, apresentando como plano de fundo o modo como as pessoas lidam com as diferenças e o preconceito. Imperdível! O livro foi adaptado para o cinema em 2017 com Jacob Tremblay (O Quarto de Jack) como Auggie.
11. Sono
Autor: Haruki Murakami
Ano: 2013
Com belíssimas ilustrações de Kat Menschik, “Sono” é uma excelente escolha para iniciar a trajetória pelas maravilhosas obras de Haruki Murakami. Na próxima noite de insônia, talvez “Sono” seja uma boa pedida de leitura!
12. O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Ano: 1979
O primeiro livro da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias” tem menos de 200 páginas e será “devorado” em poucas horas pelos amantes da cultura geek! A série ainda é composta por “O Restaurante no Fim do Universo”, “A Vida, o Universo e Tudo Mais” e “Até mais, e Obrigado pelos Peixes!”. Leia cada um deles aos pouquinhos no "Guia Definitivo dos Mochileiros das Galáxias".
13. O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Ano: 2006
Com a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto como pano de fundo, “O Menino do Pijama Listrado” é uma obra-prima da literatura contemporânea. A história pode ser curta, mas totalmente carregada de sensibilidade e emoção!Se você se emocionou com o filme, deve ler o livro!
14. A Obscena Senhora D
Autor: Hilda Hilst
Ano: 1982
Com uma temática forte e gênero narrativo que marca a peculiar prosa de Hilda Hilst, esta obra é uma excelente pedida para quem quer se iniciar rapidamente nos trabalhos desta autora!
15. A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água
Autor: Jorge Amado
Ano: 1959
Com menos de 100 páginas, esta novela do aclamado escritor brasileiro Jorge Amado fará você dar boas gargalhadas! Clássico da literatura brasileira, A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água conta a história de um funcionário público que decide virar vagabundo entregando-se à bebida.
16. O Velho e o Mar
Autor: Ernest Hemingway
Ano: 1952
Um dos nomes mais importantes da literatura mundial, Ernest Hemingway reflete sobre a vida e a morte neste curto e impactante romance. O livro conta a história de um velho pescador que se vê desafiado em sua pequena canoa quando encontra um peixe de aproximadamente 700 kg. O livro teve uma grande importância para a carreira literária do escritor norte-americano e foi uma das obras que o ajudou a levar o Prêmio Nobel de Literatura em 1954.
17. A Arte da Guerra
Autor: Sun Tzu
Ano: Século IV a.C.
Este é sem sombra de dúvidas uma literatura fundamental para quem ama clássicos. A Arte da Guerra pode ter sido escrito a centenas de anos atrás, mas continua relevante para grandes reflexões sobre estratégia nas mais distintas áreas da vida. Hoje, ele é recomendado, especialmente, para quem busca entender e planejar estratégias para grandes negócios e corporações.
Fonte: https://www.pensador.com/livros_para_ler_em_um_dia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário