terça-feira, 13 de abril de 2021

Os 25 melhores livros de fantasia que você não pode deixar de ler! ( 1ª Parte )

 

Fadas, dragões, elfos, feiticeiros... Todos nós amamos histórias fantásticas por saber que não existem barreiras para a imaginação! Confira alguns dos melhores livros e sagas de fantasia que você não pode deixar de ler se for fã deste gênero.



25. A Rainha Vermelha






Autora: Victoria Aveyard.

Este YA (young adult, ou jovem adulto) de fantasia é o livro de estreia da autora Victoria Aveyard, que conquistou um grande hype em 2015, quando foi lançado.

Em A Rainha Vermelha o mundo é dividido em dois grupos: as pessoas com sangue vermelho e com sangue prateado, sendo este último formado por portadores de poderes sobrenaturais, que são considerados quase deuses.

No entanto, toda esta hierarquia corre o risco de ser afetada quando se descobre que uma pessoa de sangue vermelho (Mare Barrow) é dona de um poder bastante misterioso. Mas ela não tem sangue prateado, então como isso é possível?

A Rainha Vermelha é uma trilogia, que também é formada por Espada de Vidro (#2) e A Prisão do Rei (#3).


24. As Crônicas de Nárnia



livro as crônicas de nárnia

Autor: C.S. Lewis

Sete romances constituem esta épica saga mundialmente celebrada. As Crônicas de Nárnia foi escrita pelo irlandês C.S. Lewis e desde o lançamento do primeiro livro, O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (em 1950) ganhou aclamação mundial.

A série se tornou um clássico da alta fantasia e é considerado um livro perfeito para ler em qualquer idade. Elementos de fantasia e realidade se misturam para esta excelente saga de descobertas, aventuras e redenção.

Alguns estudiosos fazem paralelos dos livros de Lewis com as histórias encontradas na bíblia. Apesar das referências nunca terem sido confirmadas, elas agradam também pessoas religiosas de todo o mundo.


23. Duna


livro duna

Autor: Frank Herbert

Lançado pela primeira vez em 1965, Duna deu início a saga de romances que se tornou um clássico do gênero de fantasia e ficção científica.

Antes mesmo de Star Wars existir, o autor, Frank Herbert criou um universo de batalhas intergaláticas misturando assuntos que passam pela religião, filosofia, ecologia, psicologia e economia.

A série de livros conta com mais cinco romances e uma adaptação para o cinema foi realizada em 1984 com direção de David Lynch.


22. O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares


orfanato da srta peregrine

Autor: Ransom Riggs.

A obra de Riggs ganhou um grande destaque em 2016, quando foi feita uma versão cinematográfica com direção de ninguém menos que Tim Burton!

Na história, acompanhamos Jacob Portman numa misteriosa ilha, onde ele descobre ser o lar de um grupo de órfãos com poderes bastante... peculiares. Mas, além dos novos amigos, a ilha também esconde um inimigo bastante bizarro e assustador!

O modo como o autor mistura as fotografias antigas (e "peculiares") que estão espalhadas ao longo do livro com a narrativa é bastante interessante.

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é uma série seguida por Cidade dos Etéreos (#2) e Biblioteca de Almas (#3).


21. Trono de Vidro



trono de vidro

Autora: Sarah J. Maas

Outro Young Adult de fantasia épica que tem conquistado a atenção de muitas pessoas apaixonadas pelo gênero.

Ao longo desta série, acompanhamos Celaena, uma jovem que está presa na sombria mina de sal de Endovier. Quando as suas esperanças de um dia voltar a ser livre estão quase no fim, eis que recebe uma proposta que poderá mudar drasticamente a sua vida.

O príncipe Adarlan oferece a liberdade de Celaena se, em troca, ela aceitar representá-lo numa competição, lutando contra os mais perigosos e habilidosos assassinos do reino.


20. Os Garotos Corvos (A Saga dos Corvos)




garotos corvos

Autora: Maggie Stiefvater

Stiefvater consegue construir uma mitologia única em seus livros, narrando um mundo rico em detalhes que dá base para as aventuras de Blue Sargent e os "garotos corvos".

Blue pertence a uma linhagem de médiuns femininas que têm o dom de enxergar os espíritos daquelas pessoas que em breve irão morrer. No entanto, a primeira alma que a jovem vê na vida é Gansey, um estudante rico da Academia Aglionby, conhecida por abrigar os chamados "garotos corvos". O que Blue não sabia (mas acaba por descobrir) é que ela está diretamente relacionada com a futura morte de Gansey.

A Saga dos Corvos é perfeita não apenas para quem curte bons livros fantásticos, mas também bastante mistério e assuntos sobrenaturais.


19. O Hobbit





Autor: J. R. R. Tolkien

Também traduzido como O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez, este é um clássico da fantasia épica escrito pelo britânico Tolkien, mesmo autor de O Senhor dos Anéis.

A obra de Tolkien é recheada com seres que fazem parte da mitologia clássica dos contos de fada, como elfos, magos, anões, trolls, goblins, entre outros.

Em O Hobbit acompanhamos Bilbo Bolseiro, um respeitável hobbit, que parte numa aventura incrível atrás do tesouro escondido pelo dragão Smaug. Ao longo da narrativa também somos apresentados ao feiticeiro Gandalf, a Thorin Escudo de Carvalho, o chefe do grupo dos anões, entre outros personagens notáveis.

Se você só conhece O Hobbit através dos filmes, então acho que está mais do que na hora de cair de cabeça no maravilhoso universo literário criado por Tolkien!


18. Sombra e Ossos




Autora: Leigh Bardugo

Sombra e Ossos é o primeiro livro da aclamada Trilogia Grisha, uma série que nos apresenta ao universo desses "magos" manipuladores de elementos e como são responsáveis por proteger o reino.

Alina Starkov é a protagonista da história, uma jovem frágil e fraca que descobre ser portadora de um dos mais poderosos dons existentes entre os Grisha: manipular o sol.

A estrutura do mundo criado por Bardugo é muito bem feita. O leitor consegue mergulhar no universo fantasioso criado pela autora de um modo apaixonante (ignorando alguns aspectos em relação ao "relacionamento" entre a protagonista e Maly, um antigo amor de Alina).

Se você gosta de histórias de magia para jovens adultos, mas está cansado dos mesmos modelos de sempre, a Trilogia Grisha é uma boa pedida!

A coleção é formada por Sombra e Ossos (#1), Sol e Tormenta (#2) e Ruína e Ascensão - A Conjuradora do Sol Vive (#3).


17. Jogos Vorazes




Autora: Suzanne Collins

Este livro poderia muito bem estar na lista que fizemos sobre livros distópicos, mas Jogos Vorazes, apesar de ser ambientado num mundo pós-apocalíptico, também não deixa de ser um outro ótimo exemplo de fantasia para jovens adultos.

Acompanhamos Katniss Everdeen e Peeta enquanto tentam sobreviver ao temível Jogos Vorazes, uma competição feita anualmente pela Capital (núcleo que controla a nação fictícia de Pandem) onde são selecionados jovens de cada Distrito (são 12 no total) para se confrontarem num combate mortal até a morte.

Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia que leva este mesmo nome, seguido por Em Chamas (#2) e A Esperança (#3).

Não demorou muito para que o sucesso dos livros fosse transportado para as telonas. Se você já assistiu aos filmes de Jogos Vorazes e adorou, então não pode deixar de conferir os livros da série!


16. Jonathan Strange & Mr. Norrell





Autora: Susanna Clarke

Este livro mescla elementos fantasiosos com fatos históricos verídicos, fazendo com que se torne um dos títulos mais interessantes do gênero feito neste século.

Clarke nos mostra uma Inglaterra onde a magia foi considerada extinta. Os poucos magos que existem apenas estudam a história da magia e a teoria mágica. Porém, dois destes teóricos conhecem o peculiar Mr. Norrell que vai mostrar como a magia está mais viva do que se imaginava!

Assim, passamos a acompanhar a luta de Mr. Norrell em trazer a magia de volta à Inglaterra, enquanto ajuda o governo a combater Napoleão Bonaparte. Mas, em meio a tudo isso, ainda terá que lidar com a revolta de seu impetuoso discípulo, Jonathan Strange, que deseja resgatar os poderes do temível Rei Corvo, pondo todo o mundo em grande perigo.

Como dito, se você gosta de fatos históricos e magia, então também deve ficar atento a este livro!


15. A Bússola de Ouro





Autor: Philip Pullman

A Bússola de Ouro é um clássico da literatura fantástica da década de 90. Este é o primeiro livro da Trilogia Fronteiras do Universo, composta por A Faca Sutil (#2) e A Luneta Âmbar (#3).

O autor recheou esta obra com muitos elementos característicos de contos fantásticos, como feiticeiras e magias. Além disso, para quem tem interesse em temas relacionados à física, filosofia e teologia, as ideias deste livro vão prender a sua atenção totalmente!

Neste universo riquíssimo criado por Pullman, somos apresentados a existência de diversos mundos alternativos, onde os humanos devem andar sempre com seus daemons, animais que são manifestações físicas das respectivas almas dessas pessoas.

Todo este mundo é controlado por uma poderosa instituição religiosa chamada de Magisterium, que tenta oprimir os seres humanos a permaneceram na ignorância em relação a determinados assuntos (sinto cheiro de crítica no ar, não é mesmo?).

A história do livro se foca na jovem Lyra Belacqua e sua busca por Roger Parslow, seu amigo que está desaparecido no congelante Ártico.

O livro ganhou uma versão cinematográfica em 2007, com direção de Chris Weitz e roteiro feito pelo próprio autor do livro, Philip Pullman.


14. Eragon





Autor: Christopher Paolini

A história criada por Paolini narra as aventuras do jovem Eragon e sua melhor amiga, a dragão Saphira. Juntos precisam lutar contra os planos de Galbatorix, o rei enlouquecido de Alagaësia.

O mundo fantástico de Eragon tem tudo o que pede uma história de fantasia: guerreiros, princesas, fadas, anões e... dragões! Portanto, se você está a procura de uma genuína aventura fantástica épica (e gosta de dragões), então Eragon não pode faltar na sua lista!

Este best-seller é o primeiro da série Ciclo da Herança, que também é formado por Eldest (#2), Brisingr (#3) e Inheritance (#4).


Fonte: https://www.pensador.com/melhores_livros_de_fantasia/









Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é um clássico? Entenda como algo se torna atemporal.

O que Chanel tem a ver com Beethoven? All-Star com Shakespeare? E Beatles com Hitchcock? Todos eles tornaram-se o que chamamos de "clás...