quarta-feira, 14 de abril de 2021

Os 25 melhores livros de fantasia que você não pode deixar de ler! (2ª Parte)


 Vamos continuar?


13. As Mentiras de Locke Lamora




Autor: Scott Lynch

Para quem está cansado de cenários com elfos, dragões ou bruxas, As Mentiras de Locke Lamora é uma boa indicação. Lynch se baseou numa espécie de "Veneza medieval" para criar a cidade de Camorr, local onde as aventuras do livro se desenrolam.

As Mentiras de Locke Lamora é o primeiro de uma série chamada Os Nobre Vigaristas, que é seguido por Red Seas Under Red Skies (#2) e República de Ladrões (#3).

Acompanhamos ao longo da série a história de Locke Lamora e os Nobres Vigaristas, um grupo de ladrões de elite que roubam dos ricos para "dar" aos pobres.

Este livro tem um humor bastante particular. É impossível não cair na gargalhada em algumas cenas, principalmente com as peripécias de Lamora e seus companheiros dos Nobres Vigaristas.

Para quem está afim de uma divertida aventura épica (com pitadas de elementos fantasiosos), então não vai se arrepender desta leitura!


12. Os Magos





Autor: Lev Grossman

Para os fãs de Harry PotterAs Crônicas de NárniaO Senhor dos Anéis e outras fantasias do gênero, Os Magos traz todos os elementos que tornam estes livros apaixonantes, mas apresentados de um modo que foge ao grande clichê.

Em Os Magos, acompanhamos o jovem Quentin Coldwater na sua descoberta pelo mundo da magia, ao entrar para a misteriosa, antiga e prestigiosa Universidade de Brakebilis. Lá, o rapaz inicia os seus estudos mágicos, ao mesmo tempo que começa a viver os delírios da vida de um universitário comum: sexo, álcool, amores e amizades.

Fica óbvio a paixão de Grossman pela literatura fantástica e a homenagem que presta aos clássicos contemporâneos do gênero. Os Magos é um livro feito por um fã de fantasia para os fãs de fantasia!



11. Mistborn - Nascidos da Bruma




Autor: Brandon Sanderson

Mistborn é na realidade o nome de uma série de livros fantásticos publicados por Sanderson, formada por: O Império Final (#1), O Poço da Ascenção (#2) e The Hero of Ages (#3). A série ainda conta com outra trilogia intitulada "Wax and Wayne".

Vamos acompanhar Kelsier, um Nascido da Bruma (espécie de feiticeiros que dominam um tipo de magia bastante peculiar, envolvendo o consumo e manipulação de metais especiais), que tenta derrotar o Senhor Soberano e livrar o mundo do seu comando eterno.

No mundo de Mistborn, além do sistema de magias que é bem particular, também encontramos uma sociedade dividida em duas principais classes: os nobres e os skaa, grupo social pobre e formado essencialmente por escravos.


10. O Nome do Vento




Autor: Patrick Rothfuss

Obra obrigatória em todas as listas de "melhores livros de fantasia", O Nome do Vento é a primeira parte da coleção A Crônica do Matador Rei.

Considerada uma versão mais obscura de Harry Potter, em O Nome do Vento acompanhamos Kote e sua trajetória no mundo da magia e na sede de vingança para encontrar os Chandrianos - demônios que assassinaram toda a sua família.

Rothfuss constrói uma narrativa espetacular, que consegue prender o leitor numa rede de mistérios e revelações provocantes sobre o protagonista e o mundo criado pelo autor.

A história está recheada de mitos, lendas, seres fantásticos, dramas e mistérios. Precisamos de mais num livro de fantasia?


9. Discworld





Autor: Terry Pratchett

Esta é uma série composta por mais de 40 livros, sendo que todos são ambientados num mundo plano e em forma de disco, que é sustentado nas costas de quatro elefantes enormes (Grande T'phon, Tubul, Berilia e Jerakeen), sendo que estes ainda são carregados no casco de uma gigantesca tartaruga!

Para quem não sabe, a inspiração para a criação deste mundo bizarro surgiu a partir da mitologia hindu, onde o mundo é descrito como se fosse carregado por criaturas semelhantes a estas apresentadas em Discworld.

Discworld é conhecido por ser uma grande sátira a clássicos da literatura fantástica, como Tolkien e C.S. Lewis, por exemplo.


8. Harry Potter




Autora: J. K. Rowling

Os livros do bruxinho mais famoso do mundo marcaram toda uma geração e redefiniram o conceito do "mundo da magia".

A história se foca em Harry Potter, um jovem órfão que mora com os tios e descobre ser bruxo. Para aprender a usar a sua magia, Harry vai para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde conhece Hermione e Ron, que se transformam em seus melhores amigos.

Rowling criou um mundo muito extenso e completo, com conceitos e uma mitologia muito própria e apaixonante! Quem nunca desejou receber uma coruja com a carta de Hogwarts em casa, não é mesmo?



7. A História Sem Fim




Autor: Michael Ende

Um super clássico das histórias de fantasia. Se você quer ficar por dentro de contos fantásticos, então não pode deixar passar batido A História Sem Fim!

Este livro conta a história de um jovem garoto solitário que parte para uma viagem mágica através das páginas de um livro, indo parar num reino que é a representação perfeita da fantasia (e que por acaso se chama literalmente Fantasia).

Não vamos nos prolongar muito no enredo porque é provável que você já tenha visto a versão cinematográfica (de 1984), que passou inúmeras vezes na Sessão da Tarde ao longo dos últimos 20 anos. Mas, se ainda não leu o livro, leia!


6. Alice no País das Maravilhas




Autor: Lewis Carroll

Este é um dos livros mais icônicos da literatura fantástica, sem dúvidas. Quem nunca ouviu falar de Alice no País das Maravilhas?

A história gira em torno de Alice, uma menina que, entediada com a vida, resolver perseguir um coelho que aparentava estar bastante apressado. De repente, a jovem cai num buraco e se vê num lugar fantástico, rodeada por criaturas incríveis e bastante peculiares.

O sucesso de Alice no País das Maravilhas foi tão grande que Carroll escreveu uma continuação para a história, que posteriormente foi publicada sob o título de Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá.


5. A Roda do Tempo



Autor: Robert Jordan

Esta é outra série que define com maestria o significado de alta literatura fantástica!

A série conta com 14 livros, publicados entre 1990 e 2013, apresentando um mundo muito rico de elementos narrativos, com um enorme número de personagens bens construídos e um sistema de magia bastante interessante.

Aliás, o sistema mágico de A Roda do Tempo é baseado em características das mitologias europeias e asiáticas. Portanto, se você é fã de histórias com elementos mitológicos, A Roda do Tempo será um dos seus livros favoritos da vida!

Robert Jordan (1947 - 2007) foi o criador da série, mas após a sua morte o escritor norte-americano Brandon Sanderson (autor de Mistborn, que já falamos aqui) assumiu a responsabilidade de terminar os 3 últimos livros da coleção.

Para te deixar ainda mais ansioso por começar a explorar esta obra, muitos críticos consideram A Roda do Tempo a história fantástica mais completa e bem elaborada desde O Senhor dos Anéis de Tolkien. Tá bom ou precisa de mais?


4. Deuses Americanos




Autor: Neil Gaiman

O aclamado autor de Sandman, Neil Gaiman, presenteou todos os aficionados por histórias fantásticas que misturam elementos mitológicos com Deuses Americanos!

A trama do livro gira em torno da ideia de que o poder dos deuses é nutrido a partir da crença que as pessoas têm neles. Com o passar do tempo, antigos deuses começam a perder as suas forças, enquanto surgem novas divindades, baseadas na obsessão que os indivíduos do "Novo Mundo" contemporâneo têm pela tecnologia, pelas drogas, pelas celebridades, etc.

A obra ganhou dois importantes prêmios no âmbito de melhores romances de fantasia: Prêmio Hugo e Prêmio Nebula, ambos em 2002. Deuses Americanos também ganhou uma adaptação em formato de série, criada por Bryan Fuller e Michael Green.


3. As Brumas de Avalon



Autora: Marion Zimmer Bradley

As Brumas de Avalon é a materialização da fantasia tipicamente clássica! Para os fãs de histórias medievais e, principalmente, da lenda do Rei Artur, este é um dos livros que você precisa ler antes de morrer!

Os principais episódios da vida do Rei Artur são narrados, nesta história, a partir do ponto de vista das mulheres mais importantes que passaram por sua vida: Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana.

As Brumas de Avalon é uma renovação da clássica história lendária do Rei Artur. Simplesmente imperdível!

Ah, esta série é dividida em quatro livros: A Senhora da Magia (#1), A Grande Rainha (#2), O Gasmo-Rei (#3) e O Prisioneiro da Árvore (#4).


2. As Crônicas de Gelo e Fogo




Autor: George R. R. Martin

Inspirado na atmosfera da Europa medieval, George Martin criou um mundo muito bem construído e separado em Sete Reinos, onde estes disputam acirradamente pela posse do desejado Trono de Ferro.

O universo em As Crônicas de Gelo e Fogo é tão maravilhoso que até um idioma, dialetos e uma língua extinta foram criados pelo autor, contribuindo para o enriquecimento da obra.

O enredo da história é dividido em três principais argumentos: a guerra entre as Casas pelo Trono de Ferro; a ameaça dos "Outros" (criaturas bizarras que habitam a região da muralha de gelo ao norte dos Sete Reinos); e a história dos últimos sobreviventes da dinastia Targaryen, os irmãos Viserys e Daenerys.

Todos os personagens, criaturas sobrenaturais e míticas presentes ao longo dos livros são desenvolvidos com uma profundidade excepcional. Esta é uma coleção obrigatória para quem curte histórias do gênero.


1. O Senhor dos Anéis



Autor: J. R. R. Tolkien

Ao longo deste conteúdo, já falamos inúmeras vezes sobre esta obra, tida como referência como um dos melhores exemplos de literatura de alta fantasia do século XX.

Tolkien criou um mundo baseado na Europa medieval (chamada de Terra Média), onde os humanos habitam com outras diversas criaturas mitológicas e fantásticas, como elfos, ogros, feiticeiros, anões, hobbits, entre outros.

Toda a história gira em torno do "Anel do Poder" e o conflito que percorre a Terra Média, onde todas as raças de seres desejam possuir esta poderosa e duvidosa relíquia. Frodo Baggins e um grupo de diferentes guerreiros se juntam para ajudar o jovem hobbit a destruir o Anel, antes que este se transforme numa terrível ameaça para todo o mundo!

A trilogia que forma O Senhor dos Anéis é formada por A Sociedade do Anel (#1), As Duas Torres (#2) e O Retorno do Rei (#3).


Fonte: https://www.pensador.com/melhores_livros_de_fantasia/






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é um clássico? Entenda como algo se torna atemporal.

O que Chanel tem a ver com Beethoven? All-Star com Shakespeare? E Beatles com Hitchcock? Todos eles tornaram-se o que chamamos de "clás...